Começo de tudo

Em 2015, professores e alunos do curso, em parceria com membros da indústria local, iniciaram o projeto de desenvolvimento de um veículo de baixo consumo de combustível. Sua finalidade vai além de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, pois visa contribuir para os desafios sociais, acadêmicos e tecnológicos da atualidade de reduzir o consumo dos meios de transporte. Tal veículo é desenvolvido visando a participação em competições onde vence o protótipo que consumir a menor quantidade possível de energia para percorrer uma determinada distância.

Meta

Atualmente a equipe tem como meta desenvolver o primeiro protótipo brasileiro com autonomia de 1.000 km/L, um recorde sem precedentes no país. Para tanto, o desenvolvimento contínuo do protótipo se faz necessário.
Sendo assim, o projeto representa uma oportunidade para toda a comunidade se envolver na busca de conhecimentos inovadores e fundamentais para a superação dos desafios da atualidade.

Meta

A Equipe

Formado por alunos do curso de Engenharia Mecânica do IFRS – Campus Erechim, a Drop Team leva no nome a palavra “gota”(drop, em inglês), em alusão à duas características do veículo desenvolvido: a carenagem em formato de gota, visando otimizar a sua aerodinâmica, e a vontade simbólica de usar apenas uma gota de combustível para mover o veículo.
A meta atual da equipe é desenvolver o primeiro veículo brasileiro a ter uma autonomia de 1.000 km consumindo um litro de gasolina, estabelecendo um recorde sem precedentes no país. Para isso, entre os anos de 2015 e 2016 diversos estudos foram realizados pela equipe Drop Team.

“A vontade simbólica de consumir UMA GOTA de combustível é o que nos move”